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Sacadura Cabral

Artur Sacadura Cabral nasceu em Celorico da Beira, no dia 23 de Maio de 1881, e faleceu em North Sea, no dia 15 de Novembro de 1924.

Sacadura Cabral
DR

Artur Sacadura Cabral foi um oficial da marinha e aviação. No ano de 1897, assentou praça como aspirante de Marinha e frequentou a Escola Naval; em 1901, depois de terminar o curso, embarcou na nau São Gabriel para ser integrado na Divisão Naval de Moçambique.

Na província ultramarina de Moçambique, Sacadura Cabral coproduziu uma carta hidrográfica do rio Espírito Santo e também trabalhou como topógrafo na retificação da fronteira entre o Transval e Lourenço Marques e em missões ligadas à geografia e geodésica com Carlos Gago Coutinho; em 1910, com o seu bom desempenho em Moçambique torna-se um engenheiro geógrafo; em 1911, torna-se subdirector dos serviços de Agrimensura na província de Angola; também participou com Gago Coutinho na missão do Barotze (delimitação da fronteira de Angola). Sacadura Cabral segue, nesse mesmo ano de 1911, para França, onde tira a carta de brevê de piloto aviador militar e tira a especialidade em hidroaviões na Escola de Aviação Marítima de Saint Raphael.

No ano de 1916, Sacadura Cabral está novamente em Portugal, onde é incorporado como instrutor de pilotagem e director de instrução na Escola Aeronáutica em Vila Nova da Rainha; em 1918, foi nomeado director dos Serviços de Aeronáutica Naval; em 1920, passa a ser comandante da Esquadrilha Aérea da Base Naval de Lisboa e vai integrar a Comissão Mista de Aeronáutica; em 1921, Sacadura Cabral, Gago Coutinho e Manuel Ortins de Bettencourt fazem uma viagem aérea de Lisboa até à ilha da Madeira; em 1922, Sacadura Cabral e Gago Coutinho conseguem um grande feito inédito para a época: fizeram a travessia do Atlântico Sul, no hidroavião Lusitânia, uma viagem que durou de 30 de Março a 17 de Junho. Assim conseguem os dois aviadores concretizar a navegação aérea astronómica com precisão, situação desconhecida nos anos 20 do Século XX. É atribuído a Artur Sacadura Cabral o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade Técnica da Universidade do Porto.

Em 1923, projectou uma viagem aérea de circum-navegação; em 1924, ano em que morre num desastre de aviação num avião que vinha dos Países Baixos, Amesterdão, até Lisboa.

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Luis Duque-Vieira
Luis Duque-Vieira
Colaborador desde a fundação d`ORegiões como Cronista sobre várias temáticas.

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